Saúde para Trans em PE

Após muitas sugestões, chegou um post recheado com as informações para quem quer começar a transição, seja por hormônioterapia, ou com a psicologia. Existem alguns locais com serviços específicos de cada área, e a transição vai começar dependendo da condição do indivíduo. Todas as referências aqui são de atendimento gratuito.

Espaço trans

dscn5224Foto por Carolina Vasconcelo

Criado em abril de 2015 no Hospital das Clínicas, o local evoluiu bastante, e hoje é o ambulatório de referência no estado em questão ao atendimento integrado destinado a pessoas Trans. Participei da criação e inauguração, e confesso que tive dúvidas se iria realmente funcionar. Hoje vejo o grande resultado do Espaço que está aberto diariamente para o atendimento de, travestis, transgêneros, intersexuais, com cuidado e acolhimento que precisam.

O centro conta com uma gama de procedimentos e profissionais, envolvendo as áreas de psicologia, enfermagem, ginecologia, endocrinologia, cirurgia plástica, mastologia, serviço social. Esse acompanhamento multidisciplinar abre a s portas para adequação corporal do indivíduo, com o uso de recursos como hormônioterapia e cirurgias, como a mastectomia em homens trans e a transgenitalização feminina (mudança do orgão genital). O espaço é ligado ao SUS (Sistema Único de Saúde), ou seja, gratuito a todos os brasileiros interessados.

O espaço é confortável e conta com rodas de conversa com outros trans, e especialistas interessados em te ajudar e compreender as dificuldades de lidar com esse corpo. Por ser algo mais específico, há um número relevante de vagas para novos atendimentos, o espaço já mudou a vida de mais de 170 pacientes, e está preparado para mais.

Localização: Hospital das Clínicas, 2° andar do bloco E, sala 236, e funciona de segunda a sexta, das 8h às 17h.
Contatos: (81) 2126.3587 | espacotranshcpe@gmail.com

Ambulatório Hospital Agamenon Magalhães

hamenonFoto: Internet/Reprodução

Embora mais limitado, o hospital também atende a pessoas Trans, o tratamento hormonal é feito com o Dr. Francisco Bandeira, que atende apenas nas segundas-feiras de 13:00 as 17:00. As consultas são marcadas com pessoalmente com a equipe de residentes de endocrinologia. Todas as consultas são acompanhadas pelo médico e residentes, muito experientes, conhecem bem como adequar e controlas as mudanças do corpo estruturalmente.

O hospital tem treinamento para receber pacientes com nome social. E também oferece psicólogos, e faz encaminhamento ginecologia e cirurgia plástica.

Localização: Estrada do Arraial, 2.723, Casa Amarela – Sem número.

Hospital da Mulher

26330168624_e3ec0364a6_hFoto: Anderson Nascimento / Flickr

A recente abertura do local, conta em sua proposta com o atendimento humanizado, e abertura e acolhimento do local para mulheres trans. Os profissionais da área a de psiquiatria, ginecologia, mastologia, endocrinologia, enfermeiros, clínicos, cirurgia plástica e assistentes sociais. Os especialistas cuidam de encaminhar as pacientes para outros para outros hospitais quando necessário. O espeço oferece nos atendimentos  o Guia de Cidadania LGBT, que incentiva e divulga a unidade como espaço de convivência de mulheres cis e trans, além do apoio as bisexuais e homosexuais que também necessitam de uma atenção especializada, e incentiva e a união de todas estas.

Localização: Rod BR-101, s/n – Curado, Recife – PE, 50790-640. Atendimento 24 horas.
Contatos: (81) 2011.0100

Cisam

capa-660x330

Foto: gtracismopmp

A unidade hospitalar da UPE também atende a população trans. Quem quiser adquirir os benefícios desse serviço, vai ter que ter paciência, pois o maior critério deles é prezar pela saúde dos pacientes, então vão bem passo a passo até alcançar o pote de mel okay?!
O acesso ao tratamento é composto por assistente social, psicóloga, endocrinologista, ginecologista, enfermaria. E estão se planejando para a realização de cirurgias em breve, até porque a abertura as pessoas trans é bem recente, mas eles se mostram muito incríveis desde o começo!

Localização: R. Visc. de Mamanguape, S/N – Encruzilhada, Recife – PE
Telefone (especial para pessoas trans): (81) 3182.7717
Telefone Ouvidoria: 3182.7709

 

______________________________________

Fontes: 
https://www.ufpe.br/agencia/index.php?option=com_content&view=article&id=52637:espaco-trans-do-hc-e-referencia-no-estado&catid=5&Itemid=78

http://www.pe.gov.br/blog/2016/06/28/pe-amplia-acesso-a-servicos-de-saude-para-trans-e-travestis/

http://blogs.ne10.uol.com.br/social1/2016/03/08/dia-da-mulher-robeyonce-relata-sua-vida-de-mulher-trans/

http://portal.saude.pe.gov.br/unidades-de-saude-e-servicos/secretaria-executiva-de-atencao-saude/hospital-agamenon-magalhaeshttp://www.ued-ham.org.br/

http://www.diariodepernambuco.com.br/app/noticia/vida-urbana/2016/07/06/interna_vidaurbana,653857/hospital-da-mulher-com-atendimento-humanizado-para-lesbicas-bissexuai.shtml

http://www.seepe.org.br/index.php?categoria=noticias_principais_01&codigo_noticia=08072016152314

http://www.upe.br/ouvidoria/index.php/setores/cisam

http://www2.recife.pe.gov.br/noticias/09/05/2016/hospital-da-mulher-abre-portas-nesta-terca-feira-10

Foto de Capa: Internet/Reprodução (http://jc.ne10.uol.com.br/blogs/havagas/2016/08/08/senac-pe-oferece-cursos-tecnicos-e-especializacoes-na-area-de-saude/)

2 Respostas para “Saúde para Trans em PE

  1. Fala mano, não consegui fazer essa pergunta pelo Facebook por causa do meu cel bugado rs..Gostaria de saber se aí em Recife os hormônios são dados gratuitamente?

    • Sem problemas !
      Então, em Recife não. Tinha um projeto de dar Nebido, talvez no futuro aconteça pelo Espaço Trans, mas até agora nada. Acho que em SP dão sim.

Deixe sua resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s